O que eu vejo de muito nocivo na forma em que somos induzidos a conduzir a nossa espiritualidade, hoje E em tempos já passados, é que a grande maioria de nós, ao invés de buscar o religare (religar-se a Deus, palavra que origina religião - aquilo que deveria ser o sentido da vida: construir um aprendizado através das vivências e das convivências) preocupamo-nos em rezar para salvar o próprio rabo, para resolver algum problema imediato nosso ou, até mesmo, conseguir alcançar um objetivo.
Assim, sob esta visão a relação que mantemos com Deus é a de um parceiro de "cachaçada": que venha nos socorrer no momento em que precisamos. Nisto, na forma que nos relacionamos com o místico, não há correto ou errado, são formas diferentes de encarar a vida e aquilo que há além da terra e adiante e adentro do céu.
A mensagem que quero passar, sendo direto, é que vejo a vida não como uma oportunidade de satisfação egoísta. Vejo-nos na vida como pedreiros, carpinteiros e engenheiros que através do que construímos com nossas ações vamos ajudando as outras pessoas a atravessar a ponte, ou seja, superar as dificuldades. Com isso, nós mesmos vamos nos descobrindo e dando sentido a nossa vida, onde o aprendizado se transforma em conhecimento de si mesmo e esse último se torna no grande motivo desta existência.
Fora disso, sem tentar enxergar além do que a vida pode nos oferecer de prazer sentiremos sempre o mesmo vazio e falta de sentido, nunca atingiremos nosso objetivo pelo simples fato de que sem testar-se nas oportunidades oferecidas pelas vivencias nunca saberemos quais são eles.
Acredito, sinceramente, que estamos vivos para muito além de gozar, dormir, sorrir ou chorar, construir uma história digna da grandeza que temos. Estamos no mundo para sermos construtores de dias melhores e com o que edificamos construímos o melhor em nós.
"Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna."


Nenhum comentário:
Postar um comentário