Football, Futbol, Fussball... FUTEBOL!
O vídeo abaixo apresenta a final completa da Copa do Mundo de 1958, Quando o Brasil conseguiu seu primeiro título mundial de futebol.
Atuou nesta copa aquele que até hoje é o maior artilheiro de uma única edição: Just Fontaine, com treze gols marcados. Infelizmente ele teve a sua carreira encerrada precocemente por conta das diversas lesões e fraturas sofridas, todas impostas pelos seus marcadores. Esta foi a copa de estréia do Pelé, ainda um menino de 17 anos.
A final da Copa do Mundo de 1958 foi disputada pelo Brasil, obviamente, que havia eliminado a França e País de Gales; e a Suécia, que havia eliminado Alemanha Ocidental e União Soviética. Todos os eliminados eram apontados como potenciais candidatos ao título.
A partida final foi realizada em 29 de junho às 14h, no Estádio Råsunda em Estocolmo, com um público estimado em 51.800 almas. Sob o apito do árbitro francês Maurice Guigue, a Suécia abriu o placar aos 4 minutos, que foi revertido rapidamente. Os gols do Brasil foram marcados por (2) Vavá 9', 32' (2) Pelé 55', 89' e (1) Zagallo 68', Já os da suécia foram marcados por (1) Liedholm 4' e (1) Simonsson 80'.
Se quiser pular direto para os gols calcule aproximadamente 1'30" além do indicado para pular o tempo por conta dos preparativos iniciais. Para ir direto a um dos gols mais famosos do Pelé ele é feito a 55' de jogo.
Um dos fatos marcantes desta edição do torneio, além das belas suecas, é que, até hoje, o placar de 5 x 2 favorável ao Brasil ainda é o maior score de um jogo final de copa. Já a disputa de terceiro lugar teve nove (9) gols, onde a França venceu a Alemanha Ocidental pelo placar de 6 x 3 com quatro (4) gols de Fontaine.
Este vídeo chegou a nós por dois motivos: a razão comercial foi o sucesso da transmissão da Copa anterior, na Hungria em 1954; já o motivo técnico foi O lançamento da segunda versão do satélite Sputnik pelos soviéticos, em janeiro de 1958, que possibilitou a transmissão televisiva do torneio para os países europeus.
Uma curiosisade ligada a este jogo é que um dos principais jogadores da Suécia, o que marcou o primeiro gol escandinavo, Nils Liedholm, foi técnico do ex-jogador Paulo Roberto Falcão quando este jogou pela A.S. Roma (Associazione Sportiva Roma) na Itália, sendo o brasileiro apelidado de "Rei de Roma".
Vamos ao jogo?
![]() |
| Poster Oficial do Torneio |

Nenhum comentário:
Postar um comentário