Este tema, por natureza, não poderia deixar de ser tratado por aqui. Habitat natural da insônia produtiva (ou não). Mas, não há melhor remédio para a saúde humana do que uma boa noite de sono. Um sono tranqüilo faz qualquer um recuperar as energias. O mesmo, no entanto, não se pode dizer das noites passadas em claro.Assim, por conta do Dia Nacional do Sono (anote na agenda pra avisar o chefe o motivo do atraso - ano que vem, claro), 21 de março, a Academia Brasileira de Neurologia promoveu a Semana Nacional do Sono a partir de 21 até o dia 28 para ensinar a população brasileira a adotar pelo menos uma semana de bons hábitos para aprender a dormir melhor.
"Essa campanha tem o objetivo de fazer o indivíduo ver a cama para descansar, repousar e viver o dia seguinte. Não para planejar o que vai fazer. Ao mudar os hábitos as pessoas vão sentir a diferença já no oitavo dia", afirma Gilmar Fernandes do Prado, coordenador do evento, neurologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e professor da Unifesp. "Dormir bem tornou-se uma questão de saúde pública nos dias atuais", afirma.
Segundo o médico, o ideal para os adultos são em torno de sete horas e meia de sono. Já os adolescentes o idel de sono está entre nove a dez horas.
Dormir menos de seis horas, de acordo com Prado, pode causar hipertensão, irritabilidade e alterações no humor. A memória e os reflexos ficam bastante prejudicados e também há déficit de atenção.
Além disso, segundo Rosa Hasan, a falta de sono provoca alteração no metabolismo, levando à obesidade. "Ninguém deve se privar do sono", enfatiza. As doenças do sono têm impacto na qualidade de vida e na saúde, segundo a neurologista.
Insônia - A insônia pode ser provocada por vários fatores que variam de expectativas a problemas clínicos e emocionais passageiros. Os critérios utilizados para definir se alguém tem insônia são o tempo, a freqüência e o período que a pessoa demora para dormir ou voltar a dormir superior a 30 minutos. Esta dificuldade em iniciar ou manter o sono deve ocorrer pelo menos três vezes por semana e já deve estar ocorrendo há seis meses para ser caracterizada como insônia. Segundo estudos, as mulheres são as que mais sofrem com esse problema. Contudo, homens ou mulheres, ninguém deve achar que dormir mal é normal. É um problema grave de saúde que deve ser tratado. E o médico neurologista é o profissional indicado para resolver esse problema.
DICAS PARA UMA BOA NOITE DE SONO (clique aqui)
Orientações da Academia Brasileira de Neurologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário