Cientistas dos Estados Unidos, terra da pomposa Águia Careca ao lado, anunciaram ter descoberto que comer soja pode ajudar os homens a prevenirem a calvície e também o câncer de próstata.Uma molécula que surge no intestino quando a soja é digerida (equol) impede a ação de um hormônio responsável pelo problemas de crescimento desordenado da prostata e pela queda excessiva de cabelos.
Além de prevenir a calvície e o câncer, a molécula também poderia ser usada em tratamentos desses males.
Estudos anteriores ligaram o câncer de próstata e a calvície ao hormônio DHT, um subproduto da testosterona, o principal hormônio masculino.
Algumas drogas desenvolvidas nos últimos anos têm como função combater o DHT. No entanto, essas drogas – que agem impedindo o processo enzimático que converte a testosterona em DHT – têm efeitos colaterais.
A molécula equol, produzida na digestão da soja, não impede que o DHT seja produzido, mas o neutraliza, ou seja, evita que ela produza os efeitos nocivos ao organismo masculino.
Segundo Robert Handa, um dos coordenadores da nova pesquisa, a equol, ao tornar inativo o DHT sem influenciar a testosterona, tem a capacidade de reduzir muitos dos efeitos negativos dos andrógenos (hormônios masculinos) sem afetar os efeitos benéficos.
Em tempo: em consulta aos hábitos alimentares de nosso estágiario descobrimos que ele comeu soja desde criancinha...

Nenhum comentário:
Postar um comentário